Bota para trekking: como escolher a melhor opção

16 de fevereiro de 2018 Botas e outros artigos, Hiking e Trekking612

Se você decidiu começar a praticar trekking em um nível mais avançado, pode estar pensando em deixar de lado os tênis para trilhas leves e em investir em uma boa bota para essa prática. E decidir qual é a melhor opção de bota para trekking conforme a sua necessidade pode ser desafiador, principalmente se levarmos em consideração todas as opções disponíveis no mercado.

Para te ajudar nessa escolha, trazemos no post de hoje algumas dicas e detalhes que você precisa prestar atenção.

Leia também – Dicas para trekking: tudo o que você precisa saber para começar

O que levar em conta na hora de escolher uma bota para trekking

A bota talvez seja o item mais importante se você vai começar a se aventurar por trilhas e caminhadas. E escolher uma bota desconfortável ou que não se adapte à você pode ser um dos piores erros. Trazendo muitos problemas durante as trilhas e até inviabilizar a continuidade da caminhada.

Tamanho

Para que a bota fique confortável e adequada para prática de trilhas e travessias, o tamanho é muito importante, para não apertar, mas também não deixar o pé solto, deslizando dentro do calçado.

Prefira experimentar as botas no fim do dia, quando o seu pé já está mais “inchado” e parecido com como ele estará durante o trekking.

Resistência do solado

Uma das coisas mais importantes na hora de escolher uma bota para trekking é a resistência e a aderência do solado. Na prática, você irá caminhar por terrenos acidentados e pode enfrentar chuva, areia, barro etc, e por isso a qualidade do solado é tão importante.

Altura do cano

Um ponto que impacta diretamente no conforto da bota para trekking é a parte que ficará em contato com o seu tornozelo. Botas com cano curto são mais leves e confortáveis. Por outro lado, se você prefere mais segurança, pode optar por botas com canos mais altos e que cubram o tornozelo. Evitando assim lesões em terrenos mais irregulares.

Impermeabilidade

Muitos praticantes ficam em dúvida se devem ou não investir em uma bata impermeável. Hoje no mercado existem ótimas opções que protegem e não deixam água entrar. Mas sem ficar desconfortável e sem deixar a pele sem respirar.

Veja mais – Bota impermeável: cuidados para a sua durar mais

Custo x Benefício

Uma boa bota para trekking não terá um custo tão baixo. É possível encontrar boas opções nacionais com melhor custo x benefício. Pense na compra como um investimento para vários anos de prática e uso.

 

O mais importante é encontrar uma opção de qualidade e duradoura. Mas, acima de tudo, confortável para o seu tipo de pegada e tipo de prática que deseja realizar. Não se esqueça de que botas para trekking são calçados mais brutos e que precisam ser amaciados antes de serem usados diretamente em uma trilha.

Esse post te ajudou? Compartilhe-o com algum amigo ou amiga que também estão atrás de dicas para escolher a melhor bota para trekking.

blogvento

blogvento