Roupa de trilha: como escolher a ideal

20 de fevereiro de 2018 Hiking e Trekking325

Para os trekkeiros de primeira viagem a roupa de trilha pode causar algumas dúvidas. Escolher os equipamentos e roupas para uma trilha não depende apenas de serem os corretos para a prática que você irá fazer. Pontos como o tamanho e quantidade de material e tempo para concluir a trilha  também devem ser levados em consideração. Portanto, se você quer encontrar a roupa de trilha que se adequa melhor às suas necessidades, continue lendo nosso post.

Como escolher a melhor roupa de trilha?

Muitas pessoas, por falta de costume ou conhecimento, acabam por escolher as roupas erradas para fazer trilha. Roupas como calça jeans, blusas de malha e tênis com sola lisa acabam sendo a vestimenta escolhida, principalmente por quem está começando.

As roupas ideais são as que te deixam mais confortável e livre para fazer os movimentos necessários da trilha. A melhor opção são roupas como bermuda, calça tactel, calças de ginástica, blusas de dry-fit ou mesmo com tecidos sintéticos. Elas são responsáveis por trazer mais conforto, além de deixarem seu corpo respirar.

A transpiração é uma parte importante da trilha. Por este motivo as roupas de malha não são indicadas. Isso acontece porque a malha absorve a transpiração, causando desconforto. Em dias frios as roupas de malha são as piores inimigas de quem fará trilha, pois a transpiração deixará a roupa molhada e o trilheiro sentira muito frio, fazendo mal para sua saúde.

Ao escolher a roupa de trilha é necessário atentar-se ao tamanho, pois, geralmente, roupas neste estilo são feitas em uma numeração maior do que as convencionais. Portanto, é necessário ter uma atenção ainda maior. Roupas largas demais ou apertadas demais podem causar um desconforto muito grande durante a trilha. Isso sem falar que, dependendo do tamanho escolhido, pode causar machucados na pele devido ao atrito da pele com a roupa durante a atividade.

Você também pode gostar – Dicas para trekking: tudo o que você precisa saber para começar

O que levar para uma trilha curta?

Além das roupas, separamos alguns itens básicos que devem estar na lista de quem fará uma trilha. Portanto, se você tem em mente fazer trilha nos próximos dias, anote para não deixar passar nada essencial:

  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Óculos escuros;
  • Lanterna de mão e pilhas;
  • Canivete multiuso;
  • Chapéu (se quiser pode optar por um boné, contudo não terá a mesma proteção de um chapéu);
  • Roupas extras (nunca se sabe o que pode acontecer durante uma trilha);
  • Lanches (salgados e doces);
  • Água, de preferência 1,5L por pessoa;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Fósforo ou isqueiro;
  • Celular ou GPS.

Proteja os objetos que você levar

Apesar da maioria deles ficar dentro da mochila é necessário ter um cuidado maior com objetos de valor. É importante salientar que para trilhas o ideal é levar apenas uma mochila e dispensar objetos como sacolas e malas de mão.

Se você estiver levando objetos como celular, GPS, mapas ou qualquer item que seja necessário um cuidado maior, é ideal ter alguns ziploc para guardá-los. Por mais que eles estejam dentro da mochila é completamente possível que chova durante a trilha, podendo causar danos aos itens.

 

Agora que você já sabe escolher a roupa de trilha e quais objetos levar, comece planejar sua próxima aventura.

blogvento

blogvento