Como escolher as melhores botas para montanhismo

3 de abril de 2018 Botas e outros artigos161

Existem milhares de opções de calçados disponíveis no mercado. Porém, quando é necessário um sapato específico, para algum evento especial, é preciso escolhê-lo com maior atenção. Esse é o caso das botas para montanhismo.

Na hora de adquirir uma bota com esse objetivo, é preciso prestar atenção em vários fatores envolvendo o calçado. Isso porque a bota é uma das principais – se não a principal responsável – por fazer a experiência de montanhismo ser agradável.

Veja mais sobre as dificuldades e diferenças entre os percursos escolhidos para fazer trilha em: Você sabe qual é a diferença entre hiking e trekking?

O que levar em consideração na hora de comprar botas para montanhismo?

Antes de adquirir o novo calçado, pense em algumas questões:

1. Qual é o meu objetivo?

Você já faz montanhismo? Pretende fazer picos que envolvam maior preparo físico, ou apenas caminhadas e trilhas mais curtas? Cada objetivo possui uma bota mais adequado.

É claro que não é necessário comprar botas para montanhismo a cada nova expedição, até porque esses são calçados extremamente duráveis. Mas sabendo o grau da dificuldade que você deseja enfrentar, já fica mais fácil para selecionar alguns calçados. Qual dos itens a seguir mais se enquadra com o seu objetivo?

  • Caminhadas curtas em estradas e/ou caminhos lisos, sem muito desnível;
  • Trilhas de apenas um dia, mas em ambientes que podem ter um terreno bastante irregular;
  • Caminhos mais longos, que podem durar vários dias. Aqui, você também levaria uma mochila pesada e mantimentos.

A partir de então, é possível pensar nas melhores opções de botas para montanhismo.

2. Fuja das botas militares para realizar esse tipo de atividade

Os coturnos são, sim, calçados impermeáveis e esteticamente bonitos. Porém, não foram projetados para o montanhismo. São feitos inteiramente de couro, ou seja, pesados e duros. Deixe para usar os coturnos militares em outras ocasiões, como caminhadas ou uso urbano.

Veja mais sobre os coturnos: Procurando coturno militar impermeável? Confira essas 4 dicas para escolher o seu!

3. Bota de cano baixo ou bota de cano alto?

Existem boas opções para os dois tipos de bota. As com cano mais alto são ideais para dar mais firmeza ao tornozelo e evitar torções. Porém, são mais pesadas que as de cano baixo – que, esteticamente, lembram tênis comuns.

As botas de cano baixo oferecem um maior conforto e são mais leves, porém, é claro, não vão proteger o seu pé da mesma maneira que uma bota de cano alto faria. Por isso é tão importante saber quais os objetivo na hora de comprar esse calçado.

4. Comprando a bota

Quando for efetivamente comprar o calçado, atente-se para fazer isso ao final do dia, quando o seu pé já estará um pouco mais “inchado”, por causa do decorrer do dia. Além disso, calce sempre as botas dos dois pés e caminhe um pouco com elas. A bota não deve ficar nem pequena e nem larga demais.

Pegando a estrada

Agora que você já conheceu melhor sobre as botas para montanhismo e tem as informações necessárias para comprar a sua, não perca mais tempo e já comece a planejar a sua próxima trilha. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato que adoraremos ajudar!

blogvento

blogvento