Tênis ou botas para caminhadas longas: qual a melhor opção?

24 de abril de 2018 Hiking e Trekking558

Escolheu o dia certo, encontrou as companhias ideais e deseja colocar em prática o hiking ou o trekking… mas ainda não sabe qual o calçado ideal para praticar a atividade? Então confira se é melhor utilizar tênis ou botas para caminhadas longas.

Vale lembrar que o calçado é item de extrema importância na hora de realizar uma atividade dessa natureza. Porém, além do tênis ou bota especial, você também pode conferir: Conheça os equipamentos de trilha essenciais para a sua prática

Escolhendo o calçado ideal: tênis ou botas para caminhadas longas?

Tênis ou botas? Canos curtos ou longos? De couro ou de material sintético/híbrido? São várias as opções disponíveis no mercado. E várias delas de alta qualidade. Porém, para acertar em cheio no calçado é preciso pensar, primeiramente: qual é o certo para você. Deve-se levar em conta qual a dificuldade da trilha a ser percorrida, tempo de duração, exigências que ela precisa cumprir, conforto, entre outros.

É preciso tomar tanto cuidado com o calçado pois ele é grande responsável por oferecer a segurança e garantir a experiência positiva com o hiking ou trekking. Para isso, separamos alguns ítens que podem auxiliar na hora de selecionar o calçado correto. Confira:

Quando optar por tênis?

Os tênis para caminhada são calçados mais leves, práticos e menores. Esse tipo de sapato deve ser escolhido quando forem feitas caminhadas de nível mais fácil e de curta duração.

– Vantagens: como citado anteriormente, são opções mais leves, flexíveis e confortáveis.

– Desvantagens: Os tênis de caminhada não oferecem a estabilidade e segurança exigidas para carregar mochilas muito pesadas. Também não são os mais ideais quando a trilha a ser feita conta com terrenos irregulares e muita umidade.

– Recomendações: esse tipo de calçado é ideal para a prática de hiking em nível mais básico. Para trilhas não muito longas de litoral e de terra, com terreno mais plano, por exemplo.

Quando optar por botas para caminhadas longas?

Existem inúmeros formatos de botas para caminhadas longas: de cano alto, cano curto, botas duplas, entre outros. Esses são calçados mais específicos para a atividade de trilha e, por isso, costumam ser mais pesados que os tênis.

– Vantagens: oferecem maior segurança e estabilidade. As de cano longo, por exemplo, dão maior sustentação ao tornozelo. Assim, é mais difícil pisar em falso e causar um acidente. Também costumam ser impermeáveis e aguentar caminhadas longas por mais tempo.

– Desvantagens: são menos flexíveis e maleáveis. Mais pesadas para carregar. Por serem calçados mais estruturados, são menos confortáveis do que os tênis. Por isso, uma dica na hora de escolher a sua bota é: caminhe com ela por um tempo e compre uma de tamanho adequado. Ela não pode ser muito grande e nem ficar apertada.

Para acertar em cheio na aquisição da sua bota para caminhadas longas, complemente a leitura com: Bota para trekking: como escolher a melhor opção

– Recomendações: as botas para caminhadas longas são indicadas para os iniciantes na atividade de hiking ou trekking. Isso porque a bota oferece um suporte maior. Também é indicada para roteiros mais longos e que exijam mais esforço físico.

Escolhendo o melhor calçado para você

Agora é hora de botar a mão na massa e escolher o melhor calçado para você. Tenha em mente qual o nível da atividade que será feita e analise o que mais se adequa às suas necessidades. Depois é só aproveitar a natureza.

Ps: Ainda não escolheu seu próximo destino? confira 5 parques nacionais que você precisa conhecer e se inspire!

blogvento

blogvento